sábado, 22 de novembro de 2014

Boyhood - Da Infância à Juventude (2014)

As várias transformações do garoto Manson

Tudo na vida para ser diferente tem de ser único, simples assim! Ok, todos nós somos únicos, em alguma coisa. Porém, o que difere uma pessoa das outras são as experimentações pelas quais ela passou. E, falando em experimentações, o diretor norte-americano Richard Linklater fez algo inédito na história do cinema: contou a história, da infância até a juventude, como diz o título do filme, de um garoto (Manson).

"haha e isso é inédito?" Sim, é. Não por contar a história de um menino, mas por utilizar o mesmo ator (Ellar Coltrane) do início ao fim. Em Boyhood, são contados 12 anos da vida de Manson, praticamente o mesmo tempo para o longa ser finalizado. Algo interessante é que os pais e a irmã do personagem principal também são interpretados pelos mesmos atores (Patricia ArquetteEthan Hawke e  Lorelei Linklater, respectivamente), nas quase três horas de duração.

"Poxa, 3 horas? Deve ser cansativo" É, a vida cansa a gente, não é mesmo? O que se deve levar em conta é que Ellar não tinha experiência nenhuma na "telona" quando as filmagens iniciaram, mas já, nos primeiros diálogos, vemos sua personalidade sendo impressa no papel do pequeno Manson.

Quanto à atuação dos outros atores principais:
Patrícia Arquette - Consegue levar bem o papel de mãe solteira de duas crianças. Nada muito destacável, mas suficiente para a personagem.
Ethan Hawke - Como pai de Manson, pouco lhe é exigido (já que o personagem não faz muita coisa da vida mesmo rs)
Lorelei Linklater - Demonstra boa sintonia com Ellar. Até nos faz comprar que eles são realmente irmãos. Boa aposta do papai diretor.

Por fim, creio que o que  Linklater fez em "Boyhood" foi algo como "As histórias longas são sempre contadas com um ator substituindo o outro, conforme o personagem vai envelhecendo. Por que não contar uma história com o mesmo ator?", ou seja, ator e personagem quase se confundem. O maior desafio provavelmente seja que, assim como Manson, Ellar também passou por transformações (principalmente na adolescência) e isso poderia interferir no desenrolar das gravações. Para nossa sorte, isso não aconteceu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário